reunião intersetorial

Barulho, lixo e brigas: moradores relatam problemas enfrentados no Bairro Camobi

Autor: Mateus Ferreira

Foto: Mateus Ferreira

Em uma reunião na noite de segunda-feira (5), no CTG Sentinela da Querência, foram discutidas possíveis soluções para o problema da segurança pública do Bairro Camobi. Vereadores, representantes da prefeitura e dos órgãos de segurança se reuniram com os moradores para debater sobre diversas denúncias enviadas à Frente Parlamentar da Segurança Pública da Câmara nas últimas semanas

Entre as reclamações, estavam descarte de lixo em vias públicas, estacionamento irregular com bloqueio de garagens, má utilização dos espaços públicos e privados do bairro, além de brigas, agressões e assaltos. Mas a principal queixa foi sobre a perturbação do sossego público devido ao barulho provocado pela aglomeração de pessoas à noite nas ruas. Conforme os relatos, essas ocorrências se dão no entorno de distribuidoras de bebidas e casas noturnas, sem limite de horário.

Todos os moradores presentes puderam tirar dúvidas e apresentar os problemas enfrentados por eles. Representantes da segurança pública tiveram a oportunidade de explicar como se dá a formalização das denúncias e como age cada órgão.

Registro policial

A principal orientação é registrar as ocorrências nas delegacias de polícia ou de forma online, especialmente, quando há provas, como fotos e vídeos dos delitos. Foi ressaltado, também, que denúncias publicadas em redes sociais não surtem efeitos legais e práticos.

Conforme os representantes dos órgãos de segurança, quanto mais denúncias registradas com provas anexadas, maiores são as chances de solução para os casos de alta complexidade, uma vez que os vetores desses problemas – empreendimentos noturnos – possuem liberação para funcionar 24 horas.

Ao final da reunião, houve um consenso de que há a necessidade da elaboração de um documento abaixo-assinado para dar corpo às denúncias. Para as próximas semanas, um planejamento estratégico será organizado pelas forças de segurança e de fiscalização municipal, pois na segunda quinzena deste mês entrará em vigor o período de punições da Lei de Garantia ao Sossego Público, em vigor desde fevereiro.

Apesar de convidados, os empresários estabelecidos em Camobi não participaram do encontro, segundo a Câmara de Vereadores.


Homem morre após colidir veículo em caminhão na BR-287 Anterior

Homem morre após colidir veículo em caminhão na BR-287

Polícia Civil indicia motorista e também os pais de bebê atropelado em Itaqui, na fronteira oeste Próximo

Polícia Civil indicia motorista e também os pais de bebê atropelado em Itaqui, na fronteira oeste

Polícia
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI